Close

Seja bem-vindo ao blog da Be Clinic Odontologia

Facetas e Lente de Contato: Quando é Indicado E Quais São As Vantagens?

Be Clinic Lente de Contato Dental

Navegue pelo artigo - Facetas e Lente de Contato: Quando é Indicado E Quais São As Vantagens?

O sonho do sorriso harmônico

A busca por sorrisos estéticos vem crescendo dia após dia. Existe a valorização da estética como um todo, em diversas áreas, incluindo a estética dental. Quem nunca sonhou em ter um sorriso harmônico com dentes saudáveis, brancos, bonitos e estéticos? Provavelmente a maioria de nós! E neste assunto, sempre surge a dúvida sobre os sorrisos dos famosos, vindo à mente os tratamentos que ficaram conhecidos como “lentes de contato dental”, você já deve ter ouvido falar sobre elas não é mesmo?

O que é a Lente de Contato Dental

O termo “lente de contato dental”, como é popularmente conhecido hoje em dia, se refere a tratamentos com facetas cerâmicas ou laminados cerâmicos, que apesar de parecerem tratamentos novos, foram descritos pela primeira vez no início de 1980 (Horn HR, 1983; Calamia JR, 1983) e ficaram assim conhecidos por serem peças cerâmicas extremamente finas (por volta de 0,3mm, 0,5mm até 1,0mm de espessura) que apresentavam uma alta translucidez e quando cimentadas nos dentes, as margens por serem muito finas produziam um efeito que “escondia” a junção entre a peça e o substrato.

Este efeito é análogo ao que é observado no olho humano com as lentes de contato (Friedman JM, 1991; Strassler HE, 2007). Por isso, ficou conhecido popularmente como “lentes de contato dental”, uma analogia já mencionada na literatura anos atrás.

Diferença entre Lente de Contato x Faceta em Resina Composta

Hoje em dia, alguns profissionais estão abrangendo essa nomenclatura para denominar também as facetas em resina composta, o que pode causar controvérsias em relação ao termo em si, uma vez que na maioria das vezes são realizadas diretamente em boca e sua espessura pode ser diferente do que foi mencionado na literatura para este termo. Porém, o mais importante é que o paciente entenda junto a seu Dentista, o tratamento ideal para o seu caso, corretas indicações, vantagens e limitações de cada material e técnica restauradora, e que seja feito o melhor pela saúde e bem-estar do seu paciente.

Facetas tem como indicações (Magne P & Belser UC, 2002):

  • Dentes resistentes ao clareamento: Manchamento por medicações, traumas, restaurações antigas.
  • Dentes com alteração de forma: Dentes conoides (formato de cone, estreitos), diastemas (espaços entre os dentes) ou dentes curtos
  • Perda de estrutura: Fraturas ou distúrbios do desenvolvimento

Porém, existe a dúvida entre a técnica e material, se o ideal para o caso será em Cerâmica ou Resina, e neste ponto é de extrema importância uma correta e criteriosa avaliação pelo Cirurgião-Dentista para cada caso. É importante explicar vantagens e limitações, entender o que é melhor para cada paciente, alinhar expectativas em busca do ideal para cada caso.

Facetas em Resina Cerâmica

Faceta em resina cerâmica
Faceta em resina cerâmica
Faceta em resina cerâmica

  • Possuem maior estabilidade de cor e menor risco de manchamento
  • Necessitam de um preparo dos dentes (mesmo que seja mínimo) para que possibilite uma peça sem sobrecontorno, garantindo saúde gengival ao paciente.
  • Necessitam geralmente de um maior número de sessões clínicas
  • São peças planejadas pelo Dentista e Laboratório de Prótese, com execução em laboratório e depois cimentadas nos dentes do paciente
  • São tratamentos com maior custo

Facetas em Resina

Faceta em resina
Faceta em resina
Facetas em resina
Faceta em resina
Faceta em resina
  • Possuem menor estabilidade de cor que as cerâmicas a longo prazo, por isso são necessários retornos para realização de polimento, a fim de devolver o brilho das restaurações.
  • Podem ser realizadas na maioria das vezes sem nenhum desgaste, em alguns casos como dentes girados, angulados, serão necessários desgastes mínimos também.
  • São realizadas em um menor número de sessões
  • Realizadas direto em boca pelo Dentista
  • São tratamentos com menor custo

Quem pode executar o procedimento?

Os procedimentos são executados por Dentistas que possuem experiência clínica e conhecimento clínico e teórico na área, e geralmente realizados por profissionais pós-graduados em Dentística ou Prótese Dentária.

É de extrema importância avaliar cada caso. Nenhum caso é igual e não podemos extrapolar informações e indicações em nenhuma área. O objetivo desta matéria é com fins didáticos e explicativos, para esclarecer dúvidas aos nossos pacientes com critérios embasados na literatura. Outros tratamentos podem ser necessários antes e após a realização destes procedimentos, portanto, é necessária consultar com seu profissional de escolha para decidirem o melhor tratamento para você.

Dr. Gabriel Bragança. Dentista, Mestre e Doutorando (UFU). Especialista em Prótese e Professor. CROMG 47599.

Referências

Horn HR. Porcelain laminate veneers bonded to etched enamel. Dent Clin North Am. 1983;27(4):671-684.

Calamia JR. Etched porcelain facial veneers: a new treatment modality based on scientific and clinical evidence. N Y J Dent. 1983;53(6):255-259.

Friedman MJ. Augmenting restorative dentistry with porcelain veneers. J Am Dent Assoc. 1991;122(6):29-34. doi:10.14219/jada.archive.1991.0180

Strassler HE. Minimally invasive porcelain veneers: indications for a conservative esthetic dentistry treatment modality. Gen Dent. 2007;55(7):686-712.

Magne P, Belser UC. Bonded Porcelain Restorations in the Anterior Dentition-a Biomimetic Approach. Chicago: Quintessence Publishing Co; 2002.

A Be Clinic é uma clínica odontológica referência na região de Uberlândia, Minas Gerais. Com uma equipe qualificada e uma estrutura moderna, a Be Clinic atua em todas as áreas da odontologia e presta um serviço de excelência

Resp. Técnico Kelen Souza, CRO 22579/MG
CRO Clínica EPAO-M-5734

Está gostando? Compartilhe com amigos!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
pt Português
X